BLOG À VENDA – por falta de tempo, preciso repassá-lo para quem possa assumí-lo e gerenciá-lo também com o mesmo carinho. O valor de venda atual é de R$400,00 (cujo valor terá reajustes mensais, pois venho atualizando sempre que posso). São centenas de dicas para festas, tutoriais, papelaria free e links de pesquisa , excelente material para ajudar muita gente. Já tenho algumas pessoas que me escreveram, mas a venda ainda não foi efetivada. Por favor, me escrevam apenas se realmente interessar. O pagamento deverá ser feito à vista, via depósito bancário na caixa econômica ou lotérica de todo Brasil. Assim que confirmado, será transferido para seu nome no mesmo dia. Meu e-mail para contato artescatiagarcia@gmail.com

16/10/2011

Gomas Caseiras para Tecidos e/ou Crochês


As gomas caseiras são um excelente recurso para quem precisa impermeabilizar ou endurecer toalhas e enfeites de tecido ou crochê. Aqui eu coloco algumas receitas que encontrei na net para ajudar-nos. A termolina leitosa é usada também para que os tecidos não desfiem, mas passe após a costura finalizada, senão, se passar antes, a beirada fica dura e vc não consegue enfiar a agulha.
Goma com Açucar - 4 colheres (de sopa) de álcool - 4 colheres (de sopa) de açúcar - 4 colheres (de sopa) de água - Levar ao fogo até o açucar derreter bem. Molhar a peça e colocar na forma, espere secar e está pronto.
Quando ela estiver meia úmida de o formato desejado na peça e deixe secar por completo.
Goma de Polvilho - Prepare um mingau com 1 litro de água, 3 colheres de polvilho doce e 1 de vinagre. Mergulhe as peças neste mingau e deixe escorrer.

Goma com Amido de Milho - Misture 1 litro de água com 1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena). Molhar a peça nessa mistura e estender sem torcer. Quando estiver quase seca,  passar com ferro não muito quente.




Goma de Arroz - Cozinhe os grãos de arroz em muita água; Quando estiverem cozidos e a água grossinha, escorra numa peneira.A água peneirada e a goma do arroz, borrife sobre a peça que deseja engomar e deixe secar. Se quiser que a peça fique mais dura é só aumentar a quantidade de amido


Termolina Leitosa caseira - - 2 colheres de sopa de cola branca escolar - 1 colher de sopa de água - 1/2 colher de álcool líquido, não gel. Misture tudo até formar um creme homogêneo. Esta receita não pode ser armazenada, tem de ser usada em seguida.

Vejam que peças lindas eu encontrei na net, algumas resinadas e outras endurecidas com processos caseiros.

O caldo já pronto e quente, depois, pequenos pedaços de tecido que estão sendo engomados.